Neurociência organizacional: quais são os benefícios dentro das empresas?

Tempo de leitura: 3 minutos

0
(0)

Como se comunicar com a equipe de trabalho de forma a atender aos objetivos da empresa? Essa é uma das questões que a neurociência organizacional tenta responder.

Por meio dos estudos, é possível estruturar questões importantes, como as referentes à:

  • liderança;
  • produtividade;
  • gestão de tempo;
  • gestão de mudanças;
  • cultura.

Conheça mais sobre a neurociência organizacional e descubra como ela pode ajudar a sua empresa a prosperar

O que é neurociência organizacional e o que ela estuda?

A neurociência organizacional ainda não é muito aplicada no Brasil. Contudo, em grandes empresas norte-americanas e europeias, os seus benefícios já são usados há muito tempo. Tudo isso para tentar encontrar uma nova forma de trabalhar e prosperar

Afinal, a neurociência organizacional visa estudar e compreender como os colaboradores têm o seu comportamento influenciado por meio de diferentes metodologias. Dessa forma, consegue ajudar as empresas a encontrarem melhores formas de melhorar comunicação interna e desenvolver as lideranças. Assim, visa aumentar a produtividade e melhorar a gestão de tempo como um todo. 

Com base em uma visão neurocientífica da mente e compreendendo o comportamento humano, o gestor pode obter o melhor desempenho de cada um dos integrantes da equipe. Dessa forma, torna a empresa pronta para atender às exigências do mercado competitivo. Tudo isso tendo como base os processos conscientes e inconscientes que envolvem a mente dos colaboradores. 

3 benefícios em aplicar a neurociência organizacional

Entender melhor como a mente da equipe funciona ajuda a moldar os processos internos, de modo que os colaboradores se sintam bem e estejam preparados para desempenharem as suas funções da melhor maneira possível. Assim, é possível elencar diversos benefícios resultantes da aplicação da neurociência dentro de uma instituição. Conheça alguns deles. 

Desenvolver líderes

Um bom líder está pronto para motivar a equipe e ajudá-la a atingir bons resultados. É por isso que pessoas com características de liderança estão, cada vez mais, sendo procuradas pelas empresas. Contudo, o líder moderno precisa ter habilidades especiais. Dentre elas:

  • empatia;
  • capacidade de comunicação;
  • senso de justiça.

Por meio da neurociência organizacional, a pessoa consegue trabalhar para desenvolver cada uma delas e se tornar um líder melhor.

Diminuir o estresse dos colaboradores

Equipe estressada tende a produzir menos e cometer mais erros. Assim, a produtividade é afetada. Em resumo, quanto maior o nível de estresse no ambiente laboral, menos os colaboradores vão render

Por meio da neurociência organizacional, é possível ajudar o colaborador a controlar os gatilhos mentais que fazem com que essa sensação de estresse seja disparada. Assim, a pessoa consegue controlar as suas emoções e, consequentemente, se manter mais estável e mais produtiva. 

Facilitar o aprendizado constante

Afinal, como o cérebro funciona? Embora ainda existam muitas perguntas sem respostas, a neurociência já conseguiu avançar bastante quando o assunto é aprendizado. As descobertas permitem que a empresa entenda e descubra como a equipe aprende de forma mais eficiente.

Com essas informações em mente, torna-se possível tornar as capacitações e treinamentos oferecidos à equipe mais eficientes. Dessa forma, a empresa consegue gastar menos com o ensino e conquistar melhores resultados. 

Assim como a neurociência organizacional, a hipnose corporativa também pode ajudar a instituição a obter melhores resultados. Isso é possível porque o hipnoterapeuta consegue ajudar os colaboradores a adquirem autoconfiança e a conseguirem controlar as emoções e a mente.

Dessa forma, por meio da hipnose corporativa, é possível conquistar mais harmonia na equipe, bem como deixar a comunicação mais eficiente. Saiba mais sobre a hipnose corporativa e veja como ela pode ser útil no ambiente laboral.

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação 0 / 5. Vote count: 0

No votes so far! Be the first to rate this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *