Traição: 7 passos para superar uma desilusão amorosa incluindo a hipnose

Tempo de leitura: 4 minutos

A traição faz parte da vida da maioria das pessoas. Pelo menos é isso que indica o estudo feito pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Os dados mostram que mais da metade dos homens (50.5%) assumem que já traíram a pessoa com quem se relacionavam. Já entre as mulheres, o número é menor e fica em 30%. 

O problema é que a traição tem dois lados: o de quem traiu e o da pessoa que foi traída. A descoberta de um relacionamento fora do casamento pode acabar até mesmo com uma união de muito tempo. Contudo, há casos nos quais a pessoa decide dar uma nova chance ao parceiro e tentar recomeçar.

Quando isso acontece, como superar a dor e a insegurança trazidas pela traição? Veja formas de tornar esse momento menos difícil.

Como superar uma traição?

Veja dicas de como proceder para tentar perdoar o parceiro que traiu e seguir em frente com o relacionamento

Pense nos momentos bons

Se a sua ideia for tentar seguir com o relacionamento, foque nos momentos bons que você vive e nas qualidades do parceiro. A dica é evitar pensar na traição sofrida para tentar seguir em frente.

Não decida nada no impulso

Outro ponto essencial, para quem quer superar essa fase, é não fazer nada no impulso. Conversar e debater o ocorrido em um momento de raiva, nunca dá certo. Se a sua ideia é for tentar recomeçar, espere estar mais calma para falar com o parceiro. Assim, não correrá o risco de ninguém falar a mais do que o que queria e piorar ainda mais a situação, que já não é boa. 

Pense em uma solução

Para continuar o namoro ou casamento, será preciso que o parceiro mude, mas não é só ele. Afinal, você terá que aprender a conviver com o fato de já ter sido vítima de uma traição. 

Por isso, é importante encarar os sentimentos e buscar solução para o momento. Claro que isso não dependerá apenas de você. Dessa forma, é preciso contar com a cooperação do parceiro. Afinal, sem a mudança dele, o recomeço será difícil. 

Encontre uma nova forma de se relacionar 

Para ter sucesso nesse processo, será preciso também que o casal consiga se reinventar. Mudar a forma como se relacionam pode ser o ponto-chave para manter a união. Afinal, nem sempre a traição é apenas relacionada a sexo. Às vezes, por um motivo ou por outro, a falta de intimidade se instalou. Se falta companheirismo, diálogo e confiança, dificilmente um casal consegue se manter vivo. 

Tenha mais momentos a dois

É necessário que juntos vocês se reinventem. Saiam juntos, vão ao cinema, conversem… É preciso que um se preocupe com o outro para que o relacionamento se mantenha vivo. Com ajuda do parceiro, encontre alternativas. 

Comece do zero

Depois de conversar, encontrar mais espaço para conversar e fazer as coisas juntos, tente recomeçar. Claro que o peso do relacionamento já faz parte da sua história, mas ao tentar encarar o relacionamento como algo que está começando agora, ficará mais fácil mudar o que não ia bem. Além disso, é mais simples superar.  

Buscar ajuda profissional e hipnoterapia

Para que a traição acontecesse uma das pessoas teve um motivo que, provavelmente, não foi suficiente para que o parceiro entendesse. Mesmo porque a pessoa que estava descontente sempre poderia ter chamado o outro para conversar, antes de trair. Por isso, muitas vezes, a terapia de casal, com o uso da hipnose, pode ser a melhor opção para tentar recuperar a relação.

Além disso, a pessoa traída precisará conseguir conviver com o que aconteceu. Isso é simples? Claro que não! Contudo, a hipnose também pode ser útil.

Durante as sessões, o hipnoterapeuta pode trabalhar, por exemplo, ressignificação (reenquadramento), que nada mais é do que dar um novo significado ao drama vivido. É importante que entenda que esse procedimento, que é feito durante a hipnose, não fará você se esquecer da traição. Ele apenas ajudará você a dar um novo significado emocional a isso. 

A causa do dano permanece, mas você passa a processar e compreender o que foi vivido de uma maneira diferente. Com isso, acaba conseguindo lidar melhor com o fato de ter sido vítima de uma traição. 

A ressignificação gera a resiliência que, por sua vez, leva a pessoa a uma superação. Além disso, a hipnose pode ajudar a pessoa a trabalhar características, que podem surgir como consequência do trauma da traição. Se não forem tratadas, podem prejudicar a vida pessoal e até profissional. Dentre elas: 

Embora superar a traição seja possível, o melhor mesmo é o casal conseguir identificar que tem um problema. Depois disso, procurar ajuda. A hipnose pode transformar a forma como vocês se relacionam e ajudar a terminar com os problemas. Saiba como

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação / 5. Vote count:

No votes so far! Be the first to rate this post.