Alienação parental: como a hipnose vence traumas da infância

Tempo de leitura: 4 minutos

5 (100%) 1 vote[s]

A alienação parental ocorre quando pai, mãe ou outros responsáveis interferem na formação psicológica da criança. Da mesma forma, isso significa ter atitudes visando descaracterizar uma outra pessoa perante a criança.

Em geral, a alienação parental é mais comum em casos de pais separados, ainda assim, pode ocorrer mesmo em pais que ainda são casados. 

Por isso, vamos abordar neste artigo os traumas que os filhos podem ter diante destas atitudes. Ao mesmo tempo, iremos mostrar como a hipnose pode auxiliar a vencer esses traumas e recuperar sentimentos positivos na vida do indivíduo já adulto. Continue lendo e confira!

Mas afinal, o que é alienação parental?

Primeiramente, é preciso entender que alienação parental pode acontecer com crianças e adolescentes que moram com os pais, avós ou algum outro responsável. Ela consiste em interferir na formação psicológica do filho, principalmente contra o outro genitor. Da mesma forma, fere o direito da criança de ter uma convivência familiar saudável. 

Pode ser considerado como alienação parental:

  • desqualificar o genitor ou outro responsável em sua autoridade paterna/materna;
  • dificultar a convivência da criança com o pai/mãe;
  • proibir visitas e dificultar o encontro das crianças;
  • omitir ao outro responsável informações pessoais e importantes sobre a criança;
  • dificultar a convivência dos filhos com a família do outro genitor;
  • fazer falsas acusações sobre o outro genitor com a criança. Por exemplo, mentir sobre visitas e negar convites sem informar a criança;
  • mudar de endereço com o objetivo de dificultar visitas e a convivência com todo o núcleo familiar, etc.

Como identificar a alienação parental?

Os sinais de que uma criança está passando por alienação parental, em geral, são claros. Os mais comuns são: nervosismo quando se está com o genitor, ansiedade, agressividade e até sinais de depressão.

A criança ou adolescente pode não demonstrar no primeiro momento, mas com o passar do tempo, os sinais podem se tornar mais frequentes. Muitas vezes, passam a ocorrer mais de um sinal ao mesmo tempo. Por isso, cabe ao responsável notar os sinais e conversar com a criança para entender o que está acontecendo e, assim, procurar ajuda. 

Da mesma forma, o responsável que notar que o filho passa por alienação parental pode recorrer à justiça pela guarda. Afinal, o objetivo dos pais deve ser o de zelar pela qualidade de vida e formação de seus dependentes. 

Como coibir a alienação parental?

Antes de mais nada, o genitor que identificar que o filho está passando por alienação parental não deve colocá-lo contra o outro responsável. É necessário que todos os envolvidos façam acompanhamento psicológico para solucionar o problema existente. Bem como, para pais que ainda são casados, a terapia de casal pode ser uma opção.

Por outro lado, se não for possível resolver de maneira amigável entre os responsáveis, procurar apoio judicial também é indicado. Nesse sentido, conseguir uma guarda compartilhada, onde ambos pais tem as mesmas responsabilidades, pode ajudar a evitar a alienação parental.

A hipnose pode ajudar a vencer os traumas da infância

Ao passar pela alienação parental, os filhos, mesmo depois de adultos, podem ter sequelas que perduram ao longo de toda a vida. Da mesma forma, podem repetir os comportamentos da infância nas suas relações adultas, sejam relacionamentos amorosos ou com os filhos. 

Nesse sentido, a hipnose pode ser um caminho para vencer esses traumas na vida adulta. A técnica por si só é um estado natural da mente, e tudo que é falado repetidamente fica gravado. Com isso, nas sessões de hipnoterapia, o indivíduo vai fundo na origem dos seus traumas do passados. Logo, passa a trabalhar no presente atitudes que ajudam a vencer os traumas. 

Por outro lado, não é necessário chegar a fase adulta para ter um tratamento com hipnose e vencer traumas. Mesmo crianças e adolescentes podem utilizar a técnica, com ajuda de um profissional que utiliza uma abordagem adequada e adaptada.

As vantagens da hipnose na medicina são inúmeras, e muitos profissionais da saúde utilizam dela, como psicólogos, psiquiatras, médicos e outros. 

Ao iniciar o tratamento para os traumas da alienação parental com a hipnose, a autoestima, seja do adulto ou criança, também é trabalhada. Afinal, ao passar por essa situação, muito de sua autoestima é perdida e isso é levado por toda a vida. 

Em síntese, durante as sessões de hipnose para vencer traumas da alienação parental, podem ser trabalhados a:

  • origem dos traumas;
  • autoestima no presente;
  • como se livrar dos pensamentos negativos;
  • consciência de que não se tem culpa do que aconteceu;
  • outros aspectos relacionados aos sentimentos dos indivíduos. 

Se você passou por alienação parental, procure ajuda, mesmo que já seja adulto. Nunca é tarde para entender situações, superar traumas e ter uma vida mais saudável. Entenda também os efeitos de ter uma mãe narcisista em sua criação em um outro artigo do nosso blog. Até a próxima!

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação / 5. Vote count:

Hipnose clínicaPowered by Rock Convert