Xixi na cama: como superar o estresse infantil com hipnose

Tempo de leitura: 4 minutos

Rate this post

Por volta de 2 anos de idade, é comum relatos de crianças em período de desfralde que façam xixi na cama. O problema mesmo é quando elas já têm mais de 5 anos e continuam urinando na cama todas as noites

A estimativa é de que pelo menos 15% das crianças sofrem com a enurese noturna, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. Esse distúrbio está relacionado a diversos fatores, de genéticos a psicológicos

Dessa forma, a hipnose pode auxiliar no tratamento desse problema. Afinal, ela trabalha o psicológico da criança a fim de entender os traumas que causam a incontinência urinária. 

Neste artigo, vamos abordar como a hipnose ajuda a superar o estresse e ansiedade infantil. Continue a leitura!

Xixi na cama não é normal!

Antes de mais nada, os pais precisam entender quando o xixi na cama é algo normal e quando se torna distúrbio. Antes dos 5 anos, pode ser considerado como o período de desfralde e adaptação. Desse modo, os escapes são considerados normais. Entretanto, se a criança continuar com eles, e com mais frequência, é hora de ficar em alerta. 

Primeiramente, é recomendado procurar um médico para ajudar a identificar a origem da enurese. Existem dois tipos: a primária, quando a criança nunca conseguiu segurar o xixi, seja dia ou noite. Já a secundária é quando já existe um controle urinário, mas ocorrem episódios noturnos. 

A necessidade de identificar o tipo de enurese ajuda a encontrar o que pode estar causando e assim tratá-la. 

Em alguns casos, fatores como estresse, ansiedade e outros conflitos emocionais podem ser o motivo. A chegada de um irmão, por exemplo, ou até a separação dos pais, são fatores que mexem emocionalmente com a criança. 

Identificando esses fatores é possível procurar um tratamento mais eficaz. E que principalmente, seja bom para a criança, sem constrangê-la. 

Identificando o distúrbio

Frequentemente, os pais podem suspeitar que o filho está fazendo xixi na cama. Mas dependendo da criança e idade, ela mesmo pode tentar esconder isso. Por isso, é preciso antes de mais nada o diálogo. Procure conversar com seu filho sem fazer com que ele acredite que é errado ou vergonhoso esse distúrbio. 

Dessa forma, a criança cria a confiança nos pais, e fica mais receptiva a ajuda para acabar com a enurese. 

Primeiramente, os pais precisam identificar se a criança está apenas fazendo xixi na cama. Dessa forma, o exame clínico ajuda a constatar que é a enurese noturna. 

Por outro lado, se além do xixi existem outros sintomas como, irritabilidade, estresse ou perda de sono. A enurese pode estar também afetando o sistema neurológico. Da mesma forma, se a criança alegar dores ou bexiga cheia o tempo todo, pode ser um sinal para doenças como: diabetes, infecção urinária, apneia, entre outros. 

Hipnoterapia infantil 

A hipnose pode ser utilizada para ajudar na educação dos filhos. Por trabalhar o inconsciente da mente, ajuda a alterar estados emocionais, auxiliando até no comportamento. 

Antes de mais nada, é preciso cuidado para utilizar a hipnose em crianças. Do mesmo modo, a hipnoterapia pode tratar diversos distúrbios, questões de autoestima, superar o bullying, ansiedade e outros. 

Dessa forma, a enurese, também pode ser solucionada com êxito com o tratamento hipnótico. O sucesso do tratamento é resultado de estimular a imaginação para alterar a percepção da realidade. Desse modo, é trabalhado os fatores que podem estar causando o xixi na cama. 

Hipnose no tratamento do xixi na cama

Em muitos casos, apenas o estresse do dia a dia pode estar gerando esse problema. E a hipnose consegue trabalhar exatamente esse ponto. 

Nas sessões de hipnose para tratar o xixi na cama, a criança é levada ao estado de transe. Nesse momento, o profissional acessa o subconsciente e encontra o momento exato que causa o trauma.

Logo, a partir disso são trabalhados maneiras de superá-lo, por meio de sugestões. As sugestões envolvem questões do dia a dia e mensagens positivas, que são trabalhadas ao longo do tratamento. 

Se o seu filho está passando por essa fase, procure um hipnoterapeuta para te auxiliar. Para entender melhor sobre a hipnose em crianças, leia este artigo. Até a próxima!

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação / 5. Vote count: