Você sabia que existem quatro tipos de atenção? Uma delas é a chamada atenção concentrada, mas há também a seletiva, alternada e sustentada.
Será que a atenção concentrada é a melhor na hora do trabalho? Isso varia bastante e as outras também são muito úteis. Dependendo do cargo do profissional, por exemplo, a atenção alternada pode ser mais útil.
Conheça mais sobre cada uma delas e confira dicas para desenvolver a atenção concentrada. Descubra, também, por que a hipnose é considerada um tipo de atenção concentrada.
Quais são os 4 tipos de atenção?
Conhecer os tipos de atenção ajuda o indivíduo a trabalhar o autoconhecimento. Afinal, a pessoa começa a reparar como age em cada uma das situações. Dessa forma, pode perceber se está se dedicando tanto quanto necessário a momentos importantes como, por exemplo, na hora de estudar, quando é preciso ter a atenção concentrada. Conheça os quatro tipos de atenção existentes!
Atenção seletiva
Algumas pessoas têm atenção seletiva, ou seja, conseguem determinar no que a mente ficará focada. Esses indivíduos conseguem manter o foco mesmo quando estão em locais com muito barulho, pois guiam a sua atenção com facilidade.
No geral, o processo de guiar a atenção ocorre automaticamente, ou seja, não é consciente. O cérebro decide voltar todas as suas “forças” para um ponto. Com isso, deixa de se distrair com o vento, o barulho ou até com um cheiro diferente. A atenção é uma só, bem selecionada.
Atenção alternada
Quem possui esse tipo de atenção tem mais facilidade de executar tarefas que exijam vários tipos de ações e entendimentos com mais facilidade. Isso acontece porque ela consegue alternar o foco de acordo com a necessidade do momento.
É essa a atenção usada, por exemplo, quando a pessoa está dirigindo. Ela precisa perceber as placas, ficar atenta ao trânsito como um todo e, ao mesmo tempo, dar os comandos necessários no veículo.
Essa é uma atenção interessante para o profissional que precisa preencher um formulário e responder às dúvidas dos clientes ao mesmo tempo, sem se dispersar. Afinal, devido a essa alternância de foco ele consegue executar mais de uma tarefa, ao mesmo tempo, sem perder a qualidade do resultado.
Atenção sustentada
Essa atenção é a de que tem facilidade de manter o foco durante um longo tempo, na mesma atividade. Por isso, é interessante para quem está estudando, visto que são muitas horas fazendo a mesma coisa.
Em suma, quem tem a atenção sustentada se mantém mais atento às aulas, palestras e demais eventos. Isso acontece porque o indivíduo consegue evitar outras distrações.
Atenção concentrada
É a capacidade de se manter atento a uma só tarefa, ou seja, de focar no que está fazendo. É por isso que a atenção concentrada comumente é a procurada em processos seletivos de empresas.
Há inclusive um teste de atenção concentrada, também chamado de teste AC, que é realizado em alguns processos seletivos de empresas. Ele visa perceber por quanto tempo o candidato consegue se manter focado na tarefa dada. O teste também ajuda a identificar candidatos mais detalhistas, ou seja, que não deixarão algo importante “passar” durante a atividade laboral.
Atenção concentrada: como desenvolver?
É comum que cada pessoa identifique um tipo de atenção que é mais comum em seu dia a dia. No entanto, para realizar tarefas e até para conseguir ser aprovado em uma seleção de trabalho, pode ser interessante desenvolver a atenção concentrada. Para isso, é possível aproveitar dicas como, por exemplo:
- divida o trabalho em pequenas tarefas, assim poderá dar uma atenção maior a cada parte dele;
- alimente-se bem. Assim evitará se distrair porque está com fome;
- elabore uma playlist com músicas que você goste e que ajudem a se manter focado na tarefa a ser executada;
- mantenha o ambiente limpo e organizado, para evitar o desconforto causado pela bagunça;
- tenha metas e objetivos bem traçados;
- elimine distrações como, por exemplo, as redes sociais.
Hipnose é um tipo de atenção concentrada
A hipnose consiste em entrar em um estado de relaxamento profundo, que permite manter a atenção concentrada e evitar distração com o que acontece ao redor. Quando a pessoa está nesse estado ela fica mais aberta a sugestões.
Por isso, ela pode ser usada em diversos momentos, desde para pessoas que buscam por um tratamento de fobia, até quem quer desenvolver o autoconhecimento. Quer saber mais? Então descubra o que é hipnose e para que serve!