Tudo parece que está caminhando bem e você vai chegar ao seu objetivo. Porém, do nada, você toma uma atitude inesperada, por receio ou por não acreditar em si mesmo. Por consequência, essa decisão acaba prejudicando a evolução dos seus planos. Sim, estamos falando de autossabotagem!
Muitas vezes, ela está tão presente na rotina da vida do indivíduo que ele nem percebe. O problema é que isso pode impedir a evolução profissional e pessoal. Veja dicas de como evitar que essas atitudes destrutivas façam parte da sua vida! Continue a leitura para descobrir!
O que é autossabotagem?
Podemos definir a autossabotagem como o resultado das crenças limitantes, que estão guardadas no subconsciente. Sem perceber, o resultado de traumas ou de insucessos, vividos desde a infância, por exemplo, criam limites mentais. E são eles que impedem que a pessoa progrida.
Esses “limites”, criados de maneira natural, tentam proteger o indivíduo de passar por situações difíceis. Contudo, muitas vezes, acabam impedindo o seu progresso e fazendo com que o indivíduo se sabote.
As crenças limitadoras fazem com que a pessoa, de forma inconsciente, acredite que não vai conseguir ou que não é capaz e merecedora de algo. Assim, ela acaba optando por um caminho que resulta no fracasso.
Como evitar pensamentos destrutivos?
Claro que, tudo que leva ao fracasso e impede o crescimento de vida deve ser evitado e mudado. Por isso, os pensamentos destrutivos devem ser evitados, para que a autossabotagem não ocorra. Veja dicas de como evitá-los!
Fique atento que identifique os pensamentos negativos
Para começar, descubra quais são os pensamentos negativos que estão em sua mente e que impedem que você progrida. Preste atenção e, sempre que achar que algo não dará certo, tente mudar isso. Reflita sobre as possibilidades de sucesso.
Esse procedimento não é simples e vai requerer que você se policie para que, sempre que uma crença limitadora tomar conta do seu pensamento, você esteja pronto para bloqueá-la.
Veja o lado bom
Quase tudo tem um lado bom e é preciso aprender a encontrá-lo. Claro que se você costuma a ver sempre o lado negativo, enxergar as coisas boas pode ser um grande desafio, pelo menos no começo, mas você conseguirá.
Perder um emprego pode ser a oportunidade que faltava para que você comece um novo negócio. Ser reprovado em uma disciplina na faculdade pode ser a chance que você tenha que ter para procurar ajuda de docentes ou tentar um estágio na área na qual tem dificuldade e descobrir um caminho novo para a sua profissão. Sim, quase sempre há um lado bom! Treine a sua mente para poder encontrá-lo!
Pratique um exercício físico ao ar livre
Muitas vezes, você precisa apenas de meia hora de caminhada para se sentir melhor. Isso é possível porque a prática de exercícios físicos estimula a produção de endorfina. Esse é um hormônio que ajuda a ter a sensação de bem-estar. Lembre-se que quem está se sentindo bem tem menores chances de realizar a autossabotagem.
Como trabalhar a autossabotagem com hipnose
A hipnose pode ajudar você a transformar as crenças limitantes em crenças fortalecedoras pret. Isso é possível uma vez que ela pode te ajudar a adquirir autoconfiança, desenvolver o amor próprio e a ressignificar as experiências ruins que viveu.
Dessa forma, ela pode ajudar a reduzir ou eliminar os pensamentos indesejados que impeçam a progressão ou que levem o indivíduo a se auto sabotar. Por meio da ressignificação é possível alterar a forma como uma experiência de vida foi “arquivada” no subconsciente.
Além disso, é válido lembrar que a hipnose não vai apagar um trauma, por exemplo. Ela apenas irá ajudar a mente da pessoa tratada a processar o trauma vivido de uma forma mais suave, de modo que ele não atrapalhe nem limite o desenvolvimento pessoal.
Esse procedimento visa construir um novo significado e fazer com que os limites existentes, gerados pelas crenças limitantes, sejam transformados em crenças fortalecedoras. Assim, elas encorajam o desenvolvimento pessoal e a busca pela conquista, inibindo ações de autossabotagem.
Quer saber como criar crenças fortalecedoras? Então confira algumas dicas!