Autossabotagem: como lidar com a repetição de atitudes destrutivas

Tempo de leitura: 4 minutos

0
(0)

Tudo parece que está caminhando bem e você vai chegar ao seu objetivo. Porém, do nada, você toma uma atitude inesperada, por receio ou por não acreditar em si mesmo. Por consequência, essa decisão acaba prejudicando a evolução dos seus planos. Sim, estamos falando de autossabotagem

Muitas vezes, ela está tão presente na rotina da vida do indivíduo que ele nem percebe. O problema é que isso pode impedir a evolução profissional e pessoal. Veja dicas de como evitar que essas atitudes destrutivas façam parte da sua vida! Continue a leitura para descobrir!

O que é autossabotagem?

Podemos definir a autossabotagem como o resultado das crenças limitantes, que estão guardadas no subconsciente. Sem perceber, o resultado de traumas ou de insucessos, vividos desde a infância, por exemplo, criam limites mentais. E são eles que impedem que a pessoa progrida.

Esses “limites”, criados de maneira natural, tentam proteger o indivíduo de passar por situações difíceis. Contudo, muitas vezes, acabam impedindo o seu progresso e fazendo com que o indivíduo se sabote

As crenças limitadoras fazem com que a pessoa, de forma inconsciente, acredite que não vai conseguir ou que não é capaz e merecedora de algo. Assim, ela acaba optando por um caminho que resulta no fracasso.

Como evitar pensamentos destrutivos?

Claro que, tudo que leva ao fracasso e impede o crescimento de vida deve ser evitado e mudado. Por isso, os pensamentos destrutivos devem ser evitados, para que a autossabotagem não ocorra. Veja dicas de como evitá-los! 

Fique atento que identifique os pensamentos negativos

Para começar, descubra quais são os pensamentos negativos que estão em sua mente e que impedem que você progrida. Preste atenção e, sempre que achar que algo não dará certo, tente mudar isso. Reflita sobre as possibilidades de sucesso. 

Esse procedimento não é simples e vai requerer que você se policie para que, sempre que uma crença limitadora tomar conta do seu pensamento, você esteja pronto para bloqueá-la. 

Veja o lado bom

Quase tudo tem um lado bom e é preciso aprender a encontrá-lo. Claro que se você costuma a ver sempre o lado negativo, enxergar as coisas boas pode ser um grande desafio, pelo menos no começo, mas você conseguirá. 

Perder um emprego pode ser a oportunidade que faltava para que você comece um novo negócio. Ser reprovado em uma disciplina na faculdade pode ser a chance que você tenha que ter para procurar ajuda de docentes ou tentar um estágio na área na qual tem dificuldade e descobrir um caminho novo para a sua profissão. Sim, quase sempre há um lado bom! Treine a sua mente para poder encontrá-lo! 

Pratique um exercício físico ao ar livre

Muitas vezes, você precisa apenas de meia hora de caminhada para se sentir melhor. Isso é possível porque a prática de exercícios físicos estimula a produção de endorfina. Esse é um hormônio que ajuda a ter a sensação de bem-estar. Lembre-se que quem está se sentindo bem tem menores chances de realizar a autossabotagem.

Como trabalhar a autossabotagem com hipnose 

A hipnose pode ajudar você a transformar as crenças limitantes em crenças fortalecedoras. Isso é possível uma vez que ela pode te ajudar a adquirir autoconfiança, desenvolver o amor próprio e a ressignificar as experiências ruins que viveu. 

Dessa forma, ela pode ajudar a reduzir ou eliminar os pensamentos indesejados que impeçam a progressão ou que levem o indivíduo a se auto sabotar. Por meio da ressignificação é possível alterar a forma como uma experiência de vida foi “arquivada” no subconsciente.

Além disso, é válido lembrar que a hipnose não vai apagar um trauma, por exemplo. Ela apenas irá ajudar a mente da pessoa tratada a processar o trauma vivido de uma forma mais suave, de modo que ele não atrapalhe nem limite o desenvolvimento pessoal

Esse procedimento visa construir um novo significado e fazer com que os limites existentes, gerados pelas crenças limitantes, sejam transformados em crenças fortalecedoras. Assim, elas encorajam o desenvolvimento pessoal e a busca pela conquista, inibindo ações de autossabotagem.

Quer saber como criar crenças fortalecedoras? Então confira algumas dicas! 

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação 0 / 5. Vote count: 0

No votes so far! Be the first to rate this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *