Bloqueios da mente: como a hipnose atua na ressignificação

Você tem alguma ideia que nunca saiu do pensamento? Começar um negócio próprio, iniciar um curso superior ou até começar uma dieta. Muitas vezes, as nossas imaginações não conseguem sair do pensamento. E, mesmo quando a pessoa tem condições físicas ou financeiras de realizá-las, algo, no pensamento, parece não deixar. São os bloqueios da mente

Provavelmente, a maioria da pessoas adultas já passou por um momento semelhante. Muitas vezes, quando o indivíduo não consegue realizar o que quer, acaba achando que foi por pura preguiça. No entanto, nem sempre é isso que ocorre. 

No geral, os bloqueios mentais agem tentando “defender” o indivíduo. No entanto, dependendo de como são ativados, acabam atrapalhando o progresso. Veja como eles são criados e de que maneira a hipnoterapia pode contribuir nesse processo!

O que são bloqueios da mente?

Os bloqueios da mente são ações de defesa inconscientes, que agem na tentativa de evitar que a pessoa sofra. É como se, de acordo com as experiências vividas, a mente fosse acumulando informações. Dentre elas, as que podem ter vindo de um trauma ou experiência ruim.

Assim, quando a pessoa tenta fazer algo que, por algum motivo, a mente arquivou como se fosse ruim, os bloqueios mentais são ativados. Eles impedem, de forma inconsciente, que a pessoa realize a atividade.

Embora a ação dos bloqueios da mente tente proteger, algumas vezes, eles acabam impedindo que a pessoa transforme o sonho em projeto. Quando isso acontece, é preciso buscar auxílio profissional. 

4 exemplos de bloqueios mentais

Conheça alguns bloqueios da mente e descubra se você está sendo vítima deles. 

Pensamentos limitantes

A pessoa até começa a dar os primeiros passos para realizar um projeto qualquer. No entanto, passa a avaliar cada detalhe e a possibilidade de não dar certo. Ela se prende tanto nisso, que o planejamento não caminha e a realização nunca acontece. Assim, resulta em um comportamento autodestrutivo.

Ter medo de errar

Se o receio por fazer algo e não dar certo for maior do que a sua força para tirar o projeto do papel, você pode estar sofrendo com os bloqueios da mente. É importante estar pronto para realizar o que quer, mas também aceitar, caso algo não dê certo. No entanto, quando a mente foca apenas nos insucessos, deixa a ansiedade tomar conta e o bloqueio acontece. 

Complicar o que poderia ser simples

Algumas decisões realmente dependem da análise de dados estatísticos para serem tomadas. No entanto, há coisas simples, do dia a dia, que precisam ser resolvidas de imediato. 

Quando a pessoa faz essas atividades simples tornarem-se difíceis, pode estar sendo dominada por bloqueios da mente. Afinal, quando uma coisa qualquer é analisada de forma exagerada, ela passa a se tornar complexa e mais difícil, evitando o progresso.

Motivação excessiva

Embora a palavra “bloqueio” remeta a algo desfavorável, no caso do mental pode ser direcionado para algo positivo. No entanto, da mesma forma, não é bom, pois leva à motivação excessiva. É o que acontece, por exemplo, quando a mente acredita que a pessoa vai ganhar na loteria.

Motivado por aquela positividade excessiva, o indivíduo gasta tudo o que tem, certo que vai receber um grande valor. No entanto, não ganha, ou seja, a motivação excessiva acabou resultando em uma manipulação motivacional sem sucesso.

Como tratar os bloqueios da mente com hipnose? 

Se você sonha em fazer várias coisas, mas nunca consegue começar o que quer, é preciso procurar ajuda. No geral, esses bloqueios mentais são resultantes de eventos traumáticos que, muitas vezes, aconteceram na infância.

Quando a pessoa procura o tratamento realizado por meio da hipnoterapia, a primeira coisa a ser feita é descobrir a origem do bloqueio. O profissional usará técnicas que permitirão descobrir o que fez com que a sua mente arquivasse determinada mensagem.

Feito isso, será trabalhada a ressiginificação, ou seja, a mente será trabalhada de forma que se lembre do trauma, mas o interprete de outra maneira. 

Além disso, por meio da hipnose é possível desenvolver o autocontrole e o autoconhecimento. Essas características são importantes para quem quer tirar um projeto do papel e colocá-lo em prática.

Por isso, a hipnoterapia também é capaz de transformar as crenças limitantes em fortalecedoras. Veja como isso é possível e as vantagens

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp