Para realizar um bom atendimento, é preciso estar preparado para ouvir e para se fazer entender. É isso que orienta o que é chamado de comunicação terapêutica, que visa melhorar a troca de informações entre profissional e pacientes.
Embora seja essencial, nem sempre é fácil para o profissional aplicá-la em seu dia a dia. Afinal, é preciso desenvolver algumas técnicas de comportamento e de fala, para se preparar e atender aos clientes.
Conheça mais sobre a comunicação terapêutica e veja dicas de como desenvolvê-la.
O que é a comunicação terapêutica?
A chamada “comunicação terapêutica” é a maneira correta de aplicar a interação entre profissional da saúde e paciente. Ela tem como meta tornar o diálogo mais eficiente, de forma que o paciente se sinta amparado e, ao mesmo tempo, receba e entenda as orientações. Afinal, cabe ao profissional da saúde ensinar sobre:
- a doença;
- o tratamento;
- as possíveis alterações no estilo de vida que sejam necessárias;
- os processos de transição da doença;
- as alterações referentes à adaptação e às dificuldades.
Dessa forma, a comunicação terapêutica requer que o profissional use técnicas e habilidades que auxiliem as pessoas a resolverem os seus problemas. Elas também possibilitam melhorar o relacionamento entre o profissional e o paciente.
Embora seja muito positiva e necessária, a comunicação terapêutica requer determinadas competências do profissional como, por exemplo:
- capacidade de escuta;
- disponibilidade;
- aceitação;
- facilidade de desenvolver um diálogo;
- comportamento amigável durante a conversa;
- vocabulário simples;
- empatia.
Vale lembrar que uma interação adequada, com o uso de comunicação verbal e não-verbal, é um dever de qualquer profissional de saúde que atue diretamente com pessoas. O sucesso do seu trabalho vai depender muito da sua capacidade de ouvir e de transmitir a informação.
Como estabelecer uma boa comunicação terapêutica?
O profissional da saúde deve estar em constante aprendizado. Isso vale não apenas para as possibilidades de tratamento, mas também nos ajustes necessários no próprio comportamento para atender melhor.
O mesmo vale para o desenvolvimento da comunicação terapêutica. Novas técnicas devem ser aprimoradas, e a busca por compreender e se fazer entender deve ser constante. Veja algumas dicas.
Aprenda a falar de forma simples e agradável
Muitas vezes, o profissional da saúde precisa explicar uma situação mais complexa ao paciente. Para isso, em seu dia a dia, costuma usar diversos termos técnicos, quando dialoga com colegas de trabalho.
No entanto, o paciente provavelmente não está familiarizado com o vocabulário técnico. Afinal, ele não é da área. Por isso, é importante que o profissional se policie e fique atento para usar palavras simples. A ideia é fazer-se entender!
Cuidado com o tom de voz
Além disso, é função do profissional da saúde convencer a pessoa a aceitar e realizar o tratamento proposto. Assim, é necessário desenvolver a capacidade de persuasão. Nesse ponto, é necessário estar pronto para mostrar os benefícios que podem ser alcançados. Além disso, é adequado falar calmamente e com um tom agradável.
Saiba ouvir
Para entender e se comunicar bem, é preciso saber ouvir. Só assim será possível identificar as dúvidas e angústias do paciente.
Além disso, ao parar para escutar alguém, o profissional mostra para a pessoa que ela é importante e que o que ela diz é válido. Isso aumenta a confiança e melhora a relação entre profissional e paciente.
Aplique hipnose conversacional
Uma das maneiras de desenvolver as habilidades necessárias para realizar a comunicação terapêutica é por meio da hipnose conversacional. Com o uso dela, é possível aprender a usar a linguagem corretamente e melhorar a maneira como interagem com o paciente. Para isso, a hipnose conversacional trabalha:
- a condução de conversas;
- o uso de metáforas;
- os padrões de linguagem;
- as técnicas de comunicação não verbal.
Além disso, a hipnose também pode ajudar a aumentar o poder de persuasão do profissional, com o uso da ativação de gatilhos mentais. Entenda como isso funciona.