A hipnose disfarçada é uma maneira de acessar a mente inconsciente e o pensamento automatizado do indivíduo. Ela é eficiente para influenciar pessoas, como em uma decisão que altere a sua rotina diária.
Por isso, ela pode ser usada por quem trabalha, por exemplo, com vendas e quer influenciar alguém a obter o seu produto.
Saiba mais sobre a hipnose disfarçada em 4 perguntas e respostas e veja como ela pode ser usada!
O que é hipnose disfarçada?
Em qualquer pessoa, os mecanismos inconscientes acabam influenciando na tomada de decisão. Isso acontece porque a mente funciona de duas formas:
- rápida e automatizada;
- ou lenta e racional.
O pensamento automatizado permite economizar energia e tempo e, por isso, é importante para a vida. Isso acontece sempre que você olha no rosto de alguém e sabe quem ela é. Também acontece quando vê uma pessoa triste, por exemplo, e nota que ela não está bem.
Contudo, há algumas habilidades que podem ser tanto automatizadas quanto racionais. Por exemplo, em casos nos quais a pessoa estuda as expressões faciais, para ampliar a análise.
Assim, além de ela automaticamente entender que uma pessoa está feliz ou triste, ela também vai poder avaliar as expressões com mais detalhes, ou seja, terá a possibilidade de usar tanto as habilidades automatizadas quanto as racionais.
E como tudo isso tem relação com a hipnose disfarçada? A hipnose disfarçada trata-se de uma hipnose conversacional que se comunica diretamente com a área inconsciente, ou seja, automatizada. Dessa forma, consegue fazer novas propostas e sugerir a conquista de algum objetivo.
5 perguntas e respostas sobre a hipnose disfarçada
Qual a diferença entre manipulação e persuasão?
Persuadir é usar elementos que façam com que a pessoa reflita sobre determinado tema e faça a própria análise, para que decida se aquilo é bom ou não para ela. Assim, a persuasão consiste em dar as informações certas, em um bom momento, para que a pessoa tenha os elementos necessários para entender que determinada possibilidade pode ser benéfica a ela.
Por outro lado, manipular é usar de mentiras ou artifícios nos quais a pessoa fique encurralada e se sinta obrigada a ter determinada atitude ou realizar uma ação. A manipulação é feita para atender a um interesse do manipulador.
Assim, resumidamente podemos dizer que persuadir é dar elementos interessantes para que a pessoa tome a própria decisão, enquanto manipular é usar de mentiras para praticamente obrigar a pessoa a fazer o que o manipulador quer.
Hipnose disfarçada é manipulação?
Não. A hipnose disfarçada consiste em dar novas sugestões para que a pessoa tenha o poder de decisão sito web dell’azienda. Ela usa a comunicação com os elementos inconscientes da mente da pessoa e dá sugestão, ou seja, não manipula.
Como influenciar pessoas?
É preciso ter um contexto adequado, para que a faculdade crítica da pessoa não esteja alerta a todo tempo. Afinal, há momentos nos quais a pessoa está mais propensa e aberta a ser influenciada do que em outros. Para isso, é necessário:
- ver se a pessoa está pronta para prestar atenção em você;
- notar se a pessoa confia em você, seja porque te conhece ou porque você tem autoridade no assunto;
- verificar se a pessoa está confortável no local em que a pessoa se encontra;
- observar se a pessoa está atenta a você para que ela entre em downtime;
- notar se a pessoa está com a faculdade crítica muito elevada e, caso esteja, não é um bom momento;
- estimular a mente inconsciente da pessoa, seja pela forma como apresenta o assunto ou com o uso de gatilhos.
A hipnose disfarçada é ética?
Sim, é ética, porque embora ela use o pensamento automatizado, essa hipnose trabalha com persuasão e não com manipulação.
Como aprender a aplicar a hipnose disfarçada?
Para aplicar a hipnose disfarçada é preciso aprender a identificar o momento certo para lançar as sugestões e gatilhos. Afinal, essa técnica só vai funcionar se você conseguir encontrar a hora certa para abordar o cliente.
Quer aprender tudo sobre hipnose disfarçada? Então conheça o nosso curso!