Personalidade dependente: como superar esse transtorno com hipnoterapia

Tempo de leitura: 3 minutos

Pessoas que sofrem com a personalidade dependente precisam, de forma excessiva, do cuidado de outras pessoas. Elas requerem atenção e companhia o tempo todo. Ao mesmo tempo, podem apresentar um comportamento submisso. Isso acontece, porque elas querem garantir que serão acolhidas, mesmo que para isso precisem se sujeitar a receber ordens.  

Essas pessoas têm medo da separação e não lidam bem com o fim de nenhum tipo de relacionamento. No geral, esse tipo de comportamento começa a se manifestar em jovens adultos, mas não há uma regra. 

Conheça mais sobre esse transtorno, seus tratamentos e como a hipnose pode ajudar. 

Sintomas da personalidade dependente

Pessoas apresentam o transtorno de personalidade dependente não conseguem ficar sozinhas, por acharem que não são capazes de cuidar de si mesmas. Por isso, têm muito medo de não ter alguém por perto e ficam desesperadas. 

Assim, quando uma pessoa que possui personalidade dependente termina um relacionamento, ela logo procura um novo. Tudo isso para ter sempre alguém ao seu lado. Além disso, têm um comportamento submisso e fazem de tudo para receber carinho. 

Outra característica da pessoa acometida por esse transtorno é a de ter dificuldade em tomar uma decisão. Por isso, ela frequentemente procura por alguém que a aconselhe, na tentativa de ter suporte a cada passo dado. Isso acontece até mesmo em decisões que são rotineiras. 

No geral, elas querem garantir a aprovação dos outros para tudo o que fazem e, para isso, precisam que as pessoas assumam o controle da vida dela. Por isso, têm dificuldade em começar um projeto sozinhas, sem ter alguém que as estimule ou ampare. Afinal, não confiam em si mesmas. 

Assim, quem sofre com a personalidade dependente tem uma vida difícil, pois a incapacidade de tomar decisões e as rédeas da própria vida acaba causando sofrimento. Em suma, de uma forma geral, elas apresentam: 

  • ansiedade;
  • insegurança;
  • submissão;
  • tendência a sufocar quem  está ao seu lado;
  • incapacidade em tomar decisões;
  • medo de serem abandonadas;
  • dificuldade em ficar sozinhas;
  • necessidade de aprovação;
  • dependência.

A origem da personalidade dependente não é definida. Contudo, acredita-se que esse transtorno possa estar ligado tanto a fatores biológicos, quanto ao meio no qual a pessoa foi criada. Pais muito autoritários ou excessivamente protetores podem ter uma grande influência no desenvolvimento da criança, que pode resultar em um indivíduo adulto que apresente personalidade dependente.

Tratamento de pessoas com personalidade dependente

Quando a pessoa começa a ter dificuldade em viver e tocar a própria vida, ela passa a apresentar sinais como ansiedade e até quadros depressivos. Por isso, é importante que pessoas que possuem o transtorno sejam tratadas. 

A psicoterapia é uma das alternativas escolhidas para isso. O trabalho será realizado para tornar o indivíduo mais independente.  Para isso, a terapia cognitiva-comportamental é o método mais utilizado. 

Por meio dela, é possível auxiliar a pessoa a identificar a sua dependência e auxiliá-la a realizar as mudanças necessárias. Além da terapia, o uso de medicamentos pode colaborar para o controle da ansiedade e da depressão. Eles devem ser prescritos por um médico psiquiatra, quando este concluir que são necessários.

Como a hipnoterapia pode ajudar?

O tratamento com a hipnose pode ajudar a ressignificar possíveis situações que possam ter contribuído para que a pessoa tenha desenvolvido o transtorno. Isso é feito durante a regressão e ajudará o indivíduo a ser mais independente e dono de si. 

Além disso, a hipnose poderá contribuir para que a pessoa desenvolva:

  • autoconhecimento;
  • autoestima;
  • autoconfiança;
  • amor próprio;
  • controle da ansiedade.

Tudo isso é de extrema necessidade para que o transtorno de personalidade dependente seja superado e que a pessoa conquiste mais qualidade de vida.

Por falar em qualidade de vida, descubra como a hipnose é útil nessa conquista e pode auxiliar qualquer pessoa a ser mais feliz e realizada

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação / 5. Vote count:

No votes so far! Be the first to rate this post.