Hipnose clínica: 5 perguntas e respostas sobre o assunto!

Tempo de leitura: 5 minutos

0
(0)

A hipnose pode ser usada para tratar uma doença mental ou física e, quando ela é usada para essa finalidade, é chamada de hipnose clínica. Assim, ela pode ser aplicada como tratamento complementar à fisioterapia, procedimentos médicos que envolvam dor ou em tratamento da mente.

Embora já seja usada nas mais diferentes áreas, ainda há muitas dúvidas quanto à hipnose clínica e suas aplicações. Conheça mais sobre ela e encontre as respostas para os seus questionamentos!

O que é hipnose clínica?

A hipnose clínica, também conhecida como hipnoterapia, visa potencializar as melhoras obtidas pelo paciente e, consequentemente, obter resultados positivos com mais rapidez. Assim, ela pode ser usada no tratamento de transtornos físicos, emocionais, além da mudança de hábitos indesejáveis.

Isso é possível porque, com o uso da hipnose, torna-se viável identificar traumas vividos que possam prejudicar os hábitos ou a saúde do cliente. Dessa forma, o transtorno pode ser tratado e o indivíduo passa a ter a qualidade de vida que havia perdido. 

5 perguntas e respostas sobre hipnose clínica

Confira as dúvidas mais comuns sobre a hipnose clínica para que você possa conhecer, de forma mais aprofundada, os benefícios que ela tem a oferecer. 

A hipnose clínica funciona? 

Muitas pessoas conhecem a hipnose de palco e, como não estudam mais o assunto, acabam acreditando que seja apenas um “show”. Por isso, muitas vezes, duvidam da hipnose clínica e dos benefícios que ela pode oferecer.

Contudo, a hipnose é uma ciência séria, que já colaborou para obter resultados positivos nas mais diferentes áreas. Isso é possível porque ela ajuda a ressignificar a maneira como a mente humana é usada. A sua utilidade é tão importante, que até os Conselhos de diversas profissões, como a Medicina, já regulamentaram o seu uso como complemento de diversos tratamentos.

Quais as técnicas de hipnose são usadas para ajudar o cliente? 

Para ajudar o cliente, o hipnoterapeuta pode usar as seguintes técnicas ou aplicações na hipnose clínica: 

  • ressignificação de traumas do passado;
  • ajuda no controle de estados emocionais no presente;
  • alterar uma perspectiva futura. 

Na técnica de traumas do passado é possível ressignificar experiências vividas e que deixaram sequelas na mente do paciente, que muitas vezes, podem prejudicar a sua vida atual. Dessa forma, as pessoas tendem a conseguir superar a carga emocional negativa e a se sentirem mais felizes e satisfeitas consigo mesmas. Assim, elas não vão esquecer o que viveram, mas poderão compreender e processar o trauma de uma maneira mais suave, que não prejudiquem suas vidas. 

Já na possibilidade de controlar os estados emocionais no presente, a hipnose clínica ajuda o indivíduo a notar quando uma alteração está acontecendo em sua mente e, consequentemente, possibilita que ele controle as suas emoções. 

Por fim a terceira técnica é a de alterar uma perspectiva futura, que consiste em ajudar o cliente a construir, em sua mente, um futuro positivo e promissor. Isso ajuda, por exemplo, as pessoas que estão deprimidas ou que sofrem com a ansiedade e que não conseguem ter esperança.

Quais problemas ela pode tratar na medicina? 

A lista de problemas emocionais, físico ou fisiológicos que a hipnose clínica pode ajudar a tratar é amplo. Dentre eles:

Além disso, a hipnose clínica pode ser usada para auxiliar atletas a melhorarem a sua performance, bem como colaborar para que os estudantes aumentem o foco e concentração, com o objetivo de conquistar melhores resultados. 

Quem pode trabalhar com hipnose clínica? 

Embora não exista um órgão que regulamente a hipnose clínica como profissão no Brasil, porém, os conselhos federais de diversas profissões na área da saúde, incluindo o CFM (Conselho Federal de Medicina), já autorizaram o seu uso. Assim, ela pode ser aplicada por um profissional capacitado na área, ou seja, que tenham feito um curso de hipnose clínica e esteja devidamente capacitado.

Até o momento, a legislação brasileira não determina nenhuma restrição quanto ao uso da hipnose por profissionais que não são formados na área da saúde. Assim, qualquer pessoa pode se capacitar na área e atuar como hipnoterapeuta.

Leia mais sobre as normas brasileiras e o que dizem os Conselhos aqui.

É possível fazer hipnose clínica de forma online? 

A hipnose clínica pode ser feita online, o que possibilita que o tratamento seja realizado com o cliente em um local e o profissional em outro. Isso ajuda pessoas que vivem em cidades que não contam com um hipnoterapeuta a terem acesso a esse tratamento.

Já para o profissional é algo positivo, já que aumenta a sua possibilidade de atuação, já que é possível se comunicar com o cliente a distância. Contudo, nem todas as técnicas podem ser aplicadas virtualmente. A regressão, por exemplo, é uma delas. Como pode envolver muita emoção, é indicado que só seja feita em ambiente físico, para que o cliente não esteja sozinho.

Quer conhecer mais sobre a hipnose clínica também de maneira virtual? Então conheça o nosso curso e aprenda desde conceitos básicos a técnicas de como ganhar dinheiro com hipnose! 

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação 0 / 5. Vote count: 0

No votes so far! Be the first to rate this post.

Hipnose clínicaPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *