Auto-hipnose na entrevista de emprego: como um candidato pode se beneficiar?

Ter um bom currículo certamente é o primeiro passo para chamar a atenção de uma grande empresa e pleitear uma vaga no mercado de trabalho. No entanto, só isso não basta. Afinal, é na hora de conversar com o recrutador que o profissional mostra a sua real identidade. Por isso, precisa estar pronto para esse momento e uma das maneiras é focando na auto-hipnose na entrevista de emprego.

Ao usar essa técnica, a pessoa consegue diversos benefícios como, por exemplo, ficar mais relaxado. Com isso, pode mostrar realmente o que sabe e dar respostas assertivas, que a deixará mais perto da vaga almejada. Mas não é só isso. 

A auto-hipnose na entrevista de emprego, além de ajudar no controle da ansiedade, também colabora para que o indivíduo se lembre de todas as informações importantes e até mesmo que pense positivo! Gostou? Então veja como a auto-hipnose na entrevista de emprego pode ser útil para você!  

O que é auto-hipnose?

A hipnose é o uso de técnicas que ajudam a pessoa a ficar mais relaxada e, ao mesmo tempo, focada e aberta a novas sugestões que, nesse caso, são dadas pelo hipnoterapeuta. De acordo com a Associação Americana de Psicologia, quando a hipnose é usada, o profissional consegue ajudar o cliente a experimentar mudanças nos pensamentos, nas sensações, percepções ou até mesmo no comportamento.

O processo de hipnose é realizado com o auxílio de um hipnoterapeuta. Ele colabora para que a pessoa relaxe e dá as sugestões. No entanto, no caso da auto-hipnose na entrevista de emprego, o próprio indivíduo aplica uma técnica específica em si mesmo.

Assim, é possível dizer que a auto-hipnose é o uso da hipnose sem o auxílio de um outro profissional. Ela é autoinduzida e também pode ser usada para mudar atitudes, comportamentos e emoções. Dessa forma, a auto-hipnose na entrevista de emprego pode ser usada, por exemplo, para aliviar o estresse e aumentar a confiança

Auto-hipnose na entrevista de emprego: como é possível?

É claro que a auto-hipnose na entrevista de emprego será usada antes de entrar na sala para conversar com o recrutador. Comumente, o (a) profissional opta por aplicar a técnica antes de sair da sua casa, para que chegue à empresa preparado (a).

Mas não é só isso. A auto-hipnose na entrevista de emprego também pode ser usada enquanto a pessoa estuda sobre a empresa e aprende detalhes importantes sobre ela, que certamente serão questionados pelo entrevistador. Em suma, quando o profissional sabe usar as técnicas de auto-hipnose, ele consegue se preparar melhor e até ficar mais calmo (a) durante a entrevista. Veja os principais benefícios que ela pode oferecer. 

Trabalhe em prol do alto rendimento

O baixo rendimento, frequentemente, está ligado a uma desmotivação. Por vezes, a pessoa já sai de casa achando que terá candidatos melhores e que não vai conseguir a vaga 

O problema é que esse sentimento acaba atrapalhando o rendimento na entrevista. Afinal, se o profissional já chega abatido e desmotivado para conversar com o recrutador, é muito difícil que ele chame a atenção e acabe sendo o escolhido. 

Com isso, por vezes, mesmo que a pessoa seja a com melhor preparo e que tenha o currículo mais adequado à vaga, ela acaba perdendo a oportunidade pelo baixo rendimento

No entanto, com o uso da auto-hipnose na entrevista de emprego ela consegue controlar o problema e melhorar o rendimento. Isso é possível porque com a auto-hipnose o profissional pode, por exemplo:

  • desenvolver a concentração e o foco;
  • ter mais a determinação;
  • controlar a ansiedade;
  • desenvolver a autoestima;
  • trabalhar a necessidade de superação;
  • ser mais confiante;
  • controlar a atenção;
  • ter uma meta bem definida;
  • estar mais motivado;
  • ser mais resiliente;
  • conseguir controlar os sentimentos para que eles não prejudiquem o desempenho durante a entrevista de emprego. 

Memorize e valorize o que é mais importante

Todo mundo sabe que quando vai ser entrevistado para atuar em uma empresa, precisa saber mais sobre ela. Dados como, missão, valores e até informações mais específicas, como a produção, ajudarão o candidato a ter um melhor aproveitamento.

Afinal, para saber como responder a clássica pergunta “por que você quer trabalhar aqui?”, é preciso compreender bem a instituição. A auto-hipnose na entrevista de emprego pode ajudar na memorização de conceitos importantes. 

Além disso, a técnica também colabora para que a pessoa tenha discernimento e consiga focar no que é mais importante, tanto na hora de se preparar, quanto na própria entrevista. Dessa forma, ajuda a melhorar o rendimento e ficar mais perto da sonhada vaga de emprego. 

Desenvolva crenças fortalecedoras

Praticamente toda pessoa tem alguma crença limitante. Essa é aquela ideia, que fica guardada nos pensamentos, e que diz, por exemplo, que há um profissional mais capacitado que você ou até mesmo que você não vai conseguir algo.

O problema é que a crença limitante acaba prejudicando o desempenho durante a entrevista. Consequentemente, ela, por vezes, impede que o profissional se destaque tanto quanto poderia. 

A auto-hipnose na entrevista de emprego ajuda a pessoa a desenvolver o oposto à crença limitante, ou seja, focar nas crenças fortalecedoras. Assim, o candidato chega mais positivo e confiante ao local. Consequentemente, consegue ter um melhor desempenho durante o diálogo com o empregador.

Livre-se da ansiedade

Por fim, é válido lembrar que a ansiedade e vontade de se destacar, por vezes, acabam prejudicando um (a) candidato (a). Afinal, quando a pessoa fica ansiosa, comumente ela fala muito rápido, esquece das coisas ou até se sente desconfortável.

Com o uso da auto-hipnose na entrevista de emprego é possível controlar a ansiedade e ir mais tranquilo (a) para o processo seletivo. Além disso, ela ajuda a desenvolver o autocontrole e, consequentemente, evitar que qualquer sentimento ou emoção interfira negativamente no desempenho. 

Em suma, a auto-hipnose é uma grande aliada de quem está em busca de uma nova posição no mercado de trabalho. Ela ajuda a pessoa a se controlar, ficar relaxada e focar no que realmente importa.

Afinal, pensamentos positivos e cabeça relaxada são características importantes e que ajudam no processo seletivo. Quer saber mais? Então descubra como desenvolver uma mentalidade de sucesso e confira 5 dicas fáceis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp