Hipofobia: saiba como a hipnose pode atuar no tratamento contra medo de cavalos

Tempo de leitura: 4 minutos

5
(1)

Os cavalos são animais de grande porte e podem pesar mais de 500 kg. Frequentemente, seu tamanho e a sua imponência podem causar a sensação de medo em pessoas que não estão acostumadas com esse animal. Isso é normal e aceitável. No entanto, quando a pessoa fica apavorada e não consegue nem olhar para o bicho, ela pode ter hipofobia.  

Trata-se do medo exagerado (fobia) de equinos. Quem sente isso não consegue nem entrar em um haras, quem dirá chegar perto de um cavalo. No dia a dia, isso pode não atrapalhar, no entanto, dependendo da área de trabalho, a pessoa pode ter problemas.

Além disso, alguns momentos de lazer também podem ser prejudicados. Afinal, como uma pessoa com hipofobia pode passar uma tarde no ambiente rural ou até viajar e se hospedar em um hotel fazenda, por exemplo? Conheça mais sobre esse problema, suas possíveis causas e como tratar com a ajuda da hipnose! 

O que é hipofobia?

A fobia é um medo irracional e incontrolável, que a pessoa não sabe explicar. Esse pavor acontece quando não há motivo nenhum para isso. No caso da hipofobia, o que causa esse medo é o cavalo.

Embora, na maioria das vezes, a pessoa só demonstre o medo na presença do animal, há casos nos quais, só de pensar, ela já se sente mal. Seja como for, quem sofre com a hipofobia pode apresentar sintomas como:

  • sudorese;
  • tremores;
  • dor de cabeça;
  • náuseas;
  • boca seca;
  • tonturas;
  • choro, grito;
  • taquicardia;
  • taquipneia;
  • vômitos;
  • sentimento de terror;
  • ansiedade e angústia.

Em alguns casos, o medo é tanto que a pessoa se sente mal ao ver uma foto ou ao assistir a um filme no qual um equino apareça. O mesmo vale para o som emitido pelo animal, que ao ser ouvido, mesmo que pela televisão ou celular, pode despertar sensações ruins, que podem até desencadear até em uma crise de ansiedade ou pânico.

Quais as causas mais comuns?

Em geral, as fobias são resultantes de experiências traumáticas. No caso da hipofobia, ela deve estar ligada ao cavalo. Um coice ou uma experiência ruim, ao cavalgar e perder o controle, por exemplo, podem ser a origem desse trauma.

Entretanto, às vezes, a pessoa nem teve contato com o animal mas desenvolve a hipofobia. É o caso, por exemplo, de quem, na infância, assistiu a um filme que retratava a ação de um cavalo e gravou isso na mente.

Também pode acontecer quando os pais colocam medo excessivo na criança para que ela não se aproxime desse tipo de animal. Isso gera um trauma ou paranóia que resulta na fobia. 

Quem visualizou um acidente envolvendo um equino, mesmo sem ter participado disso, também pode ter gravado essa sensação ruim na mente. Resumidamente, a fobia vem de algo que está arquivado na memória do indivíduo e que faz com que ele reaja mal, ao ver ou pensar em um cavalo. 

Como controlar esse tipo de fobia com hipnose?

Quem sofre com qualquer fobia pode ter na hipnoterapia uma ótima alternativa de tratamento. Além de ser eficiente e segura, costuma alcançar resultados rápidos. Para isso, o primeiro passo dado é identificar a causa do problema, ou seja, identificar o trauma.

Alguns indivíduos com hipofobia até sabem relatar o ocorrido, pois podem ter caído do cavalo ou visto alguém se ferir. No entanto, muitos não fazem ideia de como esse pavor começou. No entanto, por meio do transe hipnótico, o profissional consegue auxiliar a pessoa a “localizar” a causa da fobia.

Depois isso, pode realizar a ressignificação. Trata-se do ato de ajudar a mente a relembrar o trauma, mas processá-lo de forma mais sutil. Dessa forma, é possível alterar as emoções que são desencadeadas todas as vezes que a pessoa acometida vê ou ouve alguém falar em cavalos. 

Assim, ao ter contato com animal, os sentimentos de ansiedade e angústia, comuns em quem tem hipofobia, deixam de aparecer com frequência. Além da ressignificação, o tratamento da hipofobia também pode ser feito por meio das técnicas de PNL. Descubra quais são elas

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação 5 / 5. Vote count: 1

No votes so far! Be the first to rate this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *