Os pensamentos negativos são, muitas vezes, considerados intrusivos, ou seja, surgem na mente de maneira espontânea, sem que a pessoa tenha controle. No geral, quando ela é submetida a uma situação de estresse ou mudança brusca em sua vida, há maiores chances desse tipo ideia aparecer.
É o caso, por exemplo do que está acontecendo com muitas pessoas durante a pandemia de coronavírus. Um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) concluiu que mais da metade das pessoas entrevistadas relatou ter tido pensamentos indesejáveis desde que a quarentena começou.
Participaram do estudo 318 voluntários, que moram no estado do Rio de Janeiro, e que preencheram um questionário online entre os dias 10 e 30 de maio de 2020. De acordo com os pesquisadores, em entrevista dada ao portal G1, embora parte desses indivíduos vá conseguir voltar à rotina normal após a pandemia, alguns precisarão de ajuda, pois esses pensamentos poderão afetar:
- a capacidade de responder ao que acontece ao seu redor;
- as habilidades funcionais;
- o desenvolvimento profissional;
- o convívio social;
- e as habilidades emocionais.
Para evitar que esse momento deixe sequelas e traga pensamentos negativos, é preciso fazer o possível para afastá-los. Para isso, há algumas alternativas que podem ser usadas, além da realização da auto-hipnose, que poderão ajudar no controle da mente e das emoções. Continue a leitura para descobrir!
O que são pensamentos negativos?
Os pensamentos negativos, como o próprio nome sugere, são pensamentos ruins, que limitam a ação do indivíduo. Eles não são racionais, ou seja, a pessoa não decide se quer tê-los ou não. Apenas aparecem na mente e causam impacto direto na vida do indivíduo afetado.
Com isso, causam transtornos físicos e psicológicos, já que conseguem exercer uma influência muito grande. Com o passar dos dias, se a pessoa não conseguir controlar os pensamentos negativos, é possível que ela passe para um estado de falta de iniciativa e de desânimo.
Essas ideias ruins podem acontecer com qualquer ser humano, principalmente quando são expostos a algo negativo, como, por exemplo:
- envolvimento em uma discussão;
- ao assistir ou ler notícias ruins;
- rompimento de um relacionamento;
- perda de uma pessoa querida;
- mudança brusca no estilo de vida de forma imposta, como aconteceu durante a pandemia.
O ciclo de pensamentos negativos
Em todos esses momentos, é comum que as pessoas afetadas comecem a pesar os prós e os contras do momento. De forma involuntária, pode ser que o pensamento negativo realmente apareça.
Algumas, conseguem interromper esse ciclo e guiar a mente para algo positivo. No entanto, outras não são capazes de ter esse domínio, e acabam entrando em um ciclo de pensamentos negativos.
Dessa forma, os pensamentos ruins são alimentados e acabam interferindo diretamente na vida. Pouco a pouco, a pessoa passa a dar mais ênfase ao que é indesejável, do que ao que é positivo.
Com isso, o indivíduo torna-se mais vulnerável às emoções e, consequentemente, corre um risco maior de desenvolver transtornos mentais e até mesmo doenças. Isso sem contar que, muitas vezes, a pessoa acaba desenvolvendo crenças limitantes como, por exemplo, a de que atrai azar ou a de nada dá certo com ela.
Quando casos assim acontecem, acabam prejudicando o desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, é importante que os pensamentos negativos sejam controlados.
4 maneiras de afastar pensamentos negativos
Está sendo afetado pelos pensamentos negativos? Veja algumas dicas para afastá-los da sua mente!
Tente ver o lado bom das coisas
Claro que há notícias e momentos muito complicados que todos passam na vida. No entanto, sempre há ao redor algo que pode ser confortante e positivo. Foque nisso.
Por exemplo, durante a pandemia, todo mundo está sofrendo com o distanciamento social. Porém, ao mesmo tempo, as pessoas passaram a conviver mais com a família, mesmo que de outra forma, e até tiveram oportunidade de cuidar e investir na própria casa. Sempre há algo positivo a ser notado. Foque nisso!
Evite informações negativas
É sempre importante ficar bem informado, mas ler apenas notícias ruins, não é bom. Quando a carga de informações desagradáveis é grande, controlar os pensamentos negativos torna-se mais difícil. Por isso, evite notícias ruins.
Mude de canal, leia informações positivas e se distancie um pouco disso tudo. Isso ajudará a acalmar a sua mente!
Ocupe a cabeça
Quando a mente está vazia, há mais chance para os pensamentos negativos aparecerem. Por isso, a dica é ocupá-la com outras coisas pret. Para isso, você pode:
- ler um livro;
- assistir à uma nova série ou a um filme;
- ouvir música e cantar;
- fazer um curso online, como os oferecidos pelo professor Alberto Delli’sola – e aprender algo novo;
- desenhar;
- realizar aquela faxina ou pequenos reparos em casa, que você está adiando há tempos;
- ser voluntário em uma ONG;
- brincar com os animais de estimação;
- passear de bicicleta ou realizar qualquer atividade que seja prazerosa.
Pratique a auto-hipnose
Por fim, uma maneira muito eficiente de aprender a cuidar a mente e afastar os pensamentos negativos é por meio da hipnose. Você pode tanto procurar um hipnoterapeuta, quanto aprender a realizar a auto-hipnose. Com ela, você poderá:
- aprender a controlar os sentimentos;
- relaxar a mente;
- afastar os pensamentos negativos;
- conquistar crenças positivas;
- desenvolver o autocontrole e o autoconhecimento.
Tudo isso resultará em melhor qualidade de vida e também ajudará no seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Para melhorar essa compreensão da mente e ajudar as pessoas a conquistarem o melhor que a vida pode oferecer, alguns espetas estão sempre estudando as reações do cérebro. Uma das maneiras disso ser feito é por meio da neurociência cognitiva. Você a conhece? Saiba mais sobre ela e sua importância.