Um estudo feito pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP concluiu que a maioria dos trabalhadores brasileiros gostou de trabalhar em casa. Dos participantes da pesquisa, 70% gostariam de permanecer nesse sistema de trabalho após a pandemia. Contudo, houve também quem não gostasse da experiência e até quem ainda enfrenta dificuldade para manter a produtividade no home office.
Afinal, misturar família, crianças e trabalho em um único ambiente pode ser uma tarefa difícil. Principalmente quando a maioria dos profissionais não possui um espaço adequado para trabalhar em casa. Contudo, algumas dicas podem ajudar a manter a produtividade no home office. Confira!
O que é produtividade?
Produtividade nada mais é do que a capacidade que você tem de realizar o máximo de um trabalho, dentro das condições disponíveis. Em suma, é quanto, mesmo com poucos recursos, você consegue desempenhar o seu papel laboral.
Assim, a produtividade está diretamente ligada à quantidade e qualidade do trabalho feito com os recursos disponíveis para fazê-lo.
5 dicas para alcançar produtividade no home office
Afinal de contas, é possível desempenhar as funções em casa e ter um bom rendimento? A resposta é sim, mas é preciso lembrar que a produtividade no home office deve estar ligada a ajustes na rotina e nunca no aumento de horas trabalhadas. Afinal, descansar é preciso! Confira dicas!
Tenha um espaço de trabalho
Mesmo dentro de casa, é preciso definir um local para trabalhar. Isso vai ajudar você a se concentrar na atividade e, ao mesmo tempo, não permitirá que a busca pela produtividade no home office interfira na vida da sua família.
No local selecionado, mantenha a organização e deixe os documentos e itens de uso contínuo a fácil acesso. Se possível, prefira um local no qual as demais pessoas não costumam transitar. Isso ajudará na concentração.
Defina um cronograma
Planejar o que deve fazer no dia seguinte também ajuda a ter uma boa produtividade no home office. Elenque o que é mais importante e precisa ser finalizado antes para você começar.
Se os prazos forem idênticos para tudo, a dica é começar pelas tarefas mais rápidas. Assim, logo você as finaliza e pode riscar da sua listinha. Essa sensação de dever cumprido ajuda na motivação.
Crie regras
A produtividade no home office é uma meta, mas é preciso ter uma rotina saudável também. Por isso, é importante ter regras. Defina um horário de trabalho e não se esqueça de ter a pausa para almoço e para o café.
Na hora do almoço, nada de se alimentar em frente ao computador. Saia, vá para a cozinha e coma com calma. De nada adianta correr para terminar o trabalho e acabar doente, concorda?
A produtividade não é uma maratona, por isso, nada de correria. É preciso encontrar o equilíbrio, com o tempo, para que o objetivo seja alcançado, sem prejudicar a sua vida pessoal.
Evite ser multitarefas
Fazer arroz, responder e-mail e finalizar um relatório, ao mesmo tempo, prejudica a produtividade no home office. Quando a pessoa tenta ser multitarefas ela não consegue se concentrar, especificamente, em nenhuma delas.
Ao invés de fazer tudo mais rápido e com mais perfeição, você acabará se distraindo e deixando todo o trabalho pela metade. Por isso, é importante realizar uma ação por vez!
Defina limites
Você está cheio de trabalho e o chefe quer pedir algo mais? Se você está trabalhando em casa, não vai ganhar hora extra. Assim, o mesmo serviço desempenhado anteriormente na empresa é o que dará tempo de ser feito em casa, nas mesmas horas trabalhadas.
Não assuma o que não pode cumprir ou o que vai fazer você trabalhar duas vezes mais. Acúmulo de serviços é um problema para a saúde mental e física. Por isso, só se comprometa com tarefas ou projetos que realmente possa cumprir sem aumentar o tempo dedicado à atividade laboral.
Como hipnose pode ajudar a alcançá-la?
Até agora falamos em metas, concentração e foco. Como conseguir tudo isso em uma rotina tão diferente? Uma das maneiras é praticando a auto-hipnose. Ela pode ajudar você a tornar a rotina de trabalho em casa mais produtiva e, ao mesmo tempo, tranquila. Por meio dessa técnica, é possível desenvolver:
- o autoconhecimento;
- o autocontrole;
- a positividade;
- o controle da ansiedade e diminuição do estresse;
- a memorização;
- habilidades sociais de persuasão;
- o controle de dores físicas e emocionais;
- a resiliência.
Todos esses benefícios que a prática da auto-hipnose pode oferecer são essenciais para quem quer ser produtivo no trabalho, seja ele realizado em casa ou na empresa, e obter o sucesso. Ela também ajuda a parar de procrastinar.
Você está se rendendo a procrastinação? Veja 7 dicas para parar com isso e fazer o seu dia render mais!